Google+ O Livro dos Deuses Nórdicos: Ritual Asatrú - Freyrfaxi

Páginas

21 de agosto de 2013

Ritual Asatrú - Freyrfaxi

Um excelente texto escrito por .

Faz tempo que queria fazer isso... acho que isso não deve ser recluso ! Enfim... Freýrfaxi é uma festa dedicada ao Deus Freyr primeiramente e aos Vanires, o intuito dela é agradecer pela colheita ceifada e descolar uma benção nas sementes para a próxima. É celebrado no dia 02 de janeiro no Hemisfério Sul (aqui para nós do Brasil, no caso é Hemisfério Sul, só pra efeito de nota) e no dia 19 de agosto no Hemisfério Norte.

O nome do rito veio de um cavalo possuído por um nobre islandês, Hrafnakell que era conhecido como Freýrsgoði (vamos traduzir isso com "sacerdote de Freyr" para entendimento simples) por sua devoção ao Deus da Fertilidade. Freýrfaxi é o nome do cavalo, significa "Crina de Freyr". Hrafnakell consagrou o animal ao Deus sobre um juramento que ele mataria qualquer outra pessoa que não fosse ele que montasse no animal. Pois bem, uma pessoa montou... era um garoto que trabalhava para ele como pastor, de nome Einarr, na hora do aperto durante o trabalho, ele precisou de um cavalo e todos os outros cavalos fugiam, com exceção do Freyrfáxi. Pois bem, Hrafnakell matou o guri... isso rendeu muita história, o pai do garoto, um cara chamado Thorbjörn ficou muito puto com ele armou um esquema para derrubá-lo, e nisso é contada toda a Hrafnakelssaga, não vou entrar em detalhes sobre ela pois não é o foco do texto. A história em si, tem uma lição bem forte sobre causas e consequências, em especial, ao meu ver, digo que a moral dela é "Se você plantar batatas, não espere colher morangos". 

Freyr

No rito, digamos que é tudo muito alegórico, claro. Muitos de nós não somos fazendeiros E É ÓBVIO QUE NÃO FAZIAM ASSIM ANTIGAMENTE. Muita coisa foi queimada pela Igreja Católica e se perdeu no esquecimento. Então entendam, a coisa é agradecer pelo que conquistou até então e se fortalecer para conquistar mais ! Ser cada vez melhor em tudo que faz, tem força para evoluir ! Caso não tenha essa necessidade, de se fortalecer para manter o bom rendimento !

Nota: Eu sei, alguns mais céticos ao lerem isso, dirão que "Porra, fui eu quem fiz isso com meu próprio esforço, se tiver que agradecer alguém, será a mim mesmo..." vai lá então...
O esquema de um rito é entrar em contato com a divindade, tanto a que existe dentro de você quanto a que está fora. No caso, é o seu momento de fortalecer seu espírito, por ele para descansar algum tempo e sentir a natureza respirar junto com você, as coisas funcionam muito bem quando você está em sintonia com o mundo ao seu redor, ou melhor dizendo, a natureza. Agora, se você discorda disso... vai ler a Revista Caras...

Deixo bem claro que isso é apenas uma sugestão de como se pode fazer !

Para esse rito em especial, quando se está sozinho:

- Um martelo (pode ser o próprio pingente do Mjölnir, caso esteja impossibilitado de achar ou possuir um martelo);
- Um altar improvisado (eu sempre uso um quadro com imagem do Deus a se homenagear na ocasião, só caçar uma imagem da internet que ache bonita, emoldurar, dar um jeito de ela servir para você poder fixar a imagem do Deus);
- Duas tigelas, uma para a oferenda (Cerveja, hidromel... alguma bebida que o praticante aprecie, tem muita gente que não consome bebida alcoólica; precisamos pensar neles também; ou algum pão ou carne) e uma para depositar as sementes (uma delas você sempre carrega consigo, as outras você distribui para amigos ou quem estiver com você durante o rito) que serão abençoadas ao decorrer do rito;
- Velas ocasionalmente são usadas por alguns praticantes para simbolizar fogueira. Particularmente, não gosto muito, fica um pouco distante do original. Se não posso jogar a oferenda na fogueira, enterro ou deixo ao pé de uma árvore.
- No caso do Freyrfáxi, sementes de alguma fruta, trigo, cevada, alfafa (aliás, o chá de alfafa é muito bom, lembra Red Bull) coisas que os escandinavos plantavam na época que você possa guardar na carteira ou possa carregar junto consigo (se fizer um saquinho e guardar umas sementes, tá valendo)... isso vai simbolizar, será seu talismã, que irá te dar força para começar a próxima plantação, digamos assim...



Então, que comece o rito...Rito do Martelo/Abertura
(Godhi ou Drythen  [no caso de estar em grupo/kindred]/ Sujeito solitário abre o rito erguendo o martelo e dizendo)

“Martelo do Norte, protege e consagra esse lugar sagrado (ergue o martelo)

Martelo do Leste, protege e consagra esse lugar sagrado (aponta o martelo pra direita)

Martelo do Sul, protege e consagra esse lugar sagrado (aponta o martelo para baixo)

Martelo do Oeste, protege e consagra esse lugar sagrado (aponta o martelo para a esquerda)

(Junta o martelo no peito)

Os Aesires e Vanires estão conosco e o martelo dentro de nós nos proteje, assim é e assim sempre será... HAIL !!”
Levantai antepassados!
Levantai as Dísir,

Jovens, Adultas ou Anciãs,
Levantai também os elfos

E todos os espíritos dessa terra

Que tem boa vontade em seu coração.

Vamos ao bosque querido e livre!
Que entre os verdes vales dos bosques,
nossas canções ressoem com mais força.
Onde viveram nossos pais,
Fortes como leões e fiéis como as pombas,
Aonde voava livre a águia
Aonde nosso caminho começa a elevar-se.
Exerçamos ali a força de nossas massas,
E demonstremos o valor que existe em nossos peitos.


(Libação aos Deuses, Freyr, Gerda, Freyja, Njord, Nerthuz)

(Nota: Libação é feita da seguinte forma: você ergue seu copo/horn/caneca, faz uma breve homenagem, coisa curta e simples, por exemplo, "A Freyr, Deus da Fertilidade, eu ofereço esse brinde" derrama um gole na terra/fogueira e toma o outro e assim vai fazendo)

Ofereço um pouco do que eu colhi
Ao bondoso Deus Freýr
Hoje, a ele dedico minha devoção
A todos os Vanires
De coração aberto
Eu posso falar
Minha colheita eu vi crescer
Na labuta eu conquistei
O direito de descansar.


(depositar a oferenda em uma tigela própria para isso. No caso, bebida, como por exemplo, vinho, hidromel, cerveja é coisa mais prática e todos eles aprovam. Ao término, torno a dizer a oferenda dessa tigela)

Eu sei que vocês olham por nós
Pais de todo o passado
E de tudo que acontecerá
Eu sei que vocês me concederam
Tudo aquilo que eu precisava
Eu colhi os frutos do que eu plantei
Hoje eu vim agradecer
Por cada lição ensinada.


(Agora se depositam na outra tigela as sementes que você pretende usar como talismã e segura o martelo sobre elas)
Que eu possa ter êxito na próxima colheita

Que eu tenha serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar
Que eu tenha força para mudar as coisas que eu puder
E que eu tenha sabedoria para saber a diferença.
Concede tua benção Freyr, nessas sementes...
Que elas possam me conceder aquilo que preciso.
Sem que haja desperdício e sem que eu passe necessidade.
E que assim seja e assim sempre será.

(Está finalizado o rito. Quando terminar, guarde as sementes "abençoadas" e deposite a oferenda no pé de alguma árvore. Qualquer dúvida, só deixar um comentário aí que responderei o mais depressa possível. Quanto a referência para escrever, bem, li brevemente o livro do Thórsson, "Our Troth" e consultei uns sites de kindreds estrangeiros, mais pra preparar o texto e poder explicar o contexto do rito, toda ritualística saiu da minha própria prática pessoal. Sem mais delongas, Wassail.)

Texto e ritual originários do blog: Caverna do Guilherme 
Todos os direitos dele.

2 comentários:

  1. Olá, falando em rituais, é necessário algum ritual pra se tornar um Asatru? ou é apenas aceitar os Deuses do norte como sendo os nossos Deuses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,
      Primeiro passo é ter absoluta certeza do que está fazendo
      normalmente, é feito auto-iniciação
      quando você não faz parte de kindred, conhece pessoas mais velhas nisso que você e tudo mais
      isso chamamos de juramento
      ele normalmente é feito sobre algum anel, colar ou objeto que você possa sempre carregar consigo
      É o ritual onde se confirma a lealdade aos Deuses, contudo não é nenhuma cerimonia oculta ou iniciatória. É nada mais, nada menos que declarar e afirmar sua lealdade aos Deuses nórdicos. É mais ou menos como o exemplo abaixo: Segure um objeto (pode ser qualquer coisa uma pedra, um pingente, mas o mais recomendado é um anel) e parado na frente do Altar, diga: "Eu [nome], juro pelo símbolo do martelo sempre honrar a bandeira de Asgard e seguir o caminho do norte, agindo sempre com honra, coragem e responsabilidade, fiel aos Aesir e Vanir! Que esse anel (ou outro objeto) seja o símbolo da minha aliança com os Deuses!" Depois do ritual pode ser feita uma libação com nove rodadas dedicadas aos nove valores do Asatru. Esse ritual não deve ser realizado sem antes ter absoluta certeza do que você está fazendo. Quando alguém faz um juramento, deve segui-lo por toda a eternidade. Quem não cumpre seus juramentos, seja em qualquer aspecto da vida, no trabalho, na família, nas amizades, não merece respeito, pois não passa de um covarde.

      Aqui encontra mais coisas.
      http://vikingkrieger.blogspot.com.br/2008/09/asatr-lealdade-aos-deuses.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...