Google+ O Livro dos Deuses Nórdicos: Levan Polkka

Páginas

23 de agosto de 2013

Levan Polkka

Boa tarde, Folks!!

Bom, vocês já devem ter ouvido aquela música chamada Levan Polkka (Ievan Polkka), enfim, é aquela musiquinha que tem um vídeo no youtube que fica 10 horas tocando, hahahaha. Então, vou falar um pouco mais sobre essa música hoje.

 

"Ievan Polkka" ou "Levan Polkka" (em finlandês "Polca de Eva") é uma canção finlandesa popular com letras escritas em 1930 por Eino Kettunen, uma música polka tradicional da Finlândia. O seu verdadeiro nome foi grafado "Levan Polkka", porém, devido à semelhança da letra "L" minúscula e a letra "i" maiúsculas em fontes sans-serif seu nome muitas vezes é escrito ievan polkka.
É também conhecido como "Polkka de Loituma" (ou "Polca de Loituma").

A origem do Levan Polkka:

A melodia "Ievan Polkka" é muito semelhante ao estilo Savitaipaleen Polkka, da Carélia do Sul, região da Finlândia localizada na província da Finlândia Meridional.
A melodia também é muito semelhante a uma dança folclórica da região de Smolensk, na Rússia ocidental.
A melodia pode ser encontrada desde a província de Vyborg, no século 18, na fronteira com o Reino da Suécia.
Os moradores que estão bem versados na música folk  concordam que a melodia é muito antiga e, provavelmente,
ter sido conhecida de volta no início do século 19 e, portanto,
provavelmente de origem ainda mais antiga. No entanto, o gênero polka é de data bem mais posterior. A Polka foi introduzida no
norte da Europa durante o final do século 19, o que implica que a música atual, como é conhecido hoje se origina a partir desta época.

A canção é cantada por muitos orientais do dialeto "Savonian" falado no norte de Carélia. Ela difere em muitos aspectos radicalmente do finlandês padrão.
A versão Loituma da música inclui um intermezzo de rabiscos foneticamente inspirados contendo apenas algumas palavras finlandesas,
mas não é parte da canção original escrita por Eino Kettunen. O conteúdo do intermezzo varia de um desempenho a outra e não está listado na maioria das letras.
É semelhante a fraseados de jazz.

A canção fala sobre ponto de vista de um jovem. Ele quer dançar com Ieva (Eva ou Eeva em Savo), mas sua mãe não permite. Eles fogem para casa de alguém,
onde todos estão dançando uma polca, e dançam a noite toda. Quando ele volta para sua casa, sua mãe irritada está esperando por eles,
mas ele diz a ela diretamente que Ieva e ele vão ficar juntos, não importa o que aconteça.
Recentemente, em 2012, a banda Korpiklaani incluiu em seu álbum Manala uma versão que eles fizeram da música, vale muito a pena dar uma conferida.  Segue aqui o vídeo dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...