Google+ O Livro dos Deuses Nórdicos: Njord

Páginas

24 de agosto de 2013

Njord

Pai(1) de Frey(2) e Freya(3) com Nerthus(4)(5).
Njord é um deus Vanir(6) que representa e personifica os Mares, o Vento e a Fertilidade e é, também, possivelmente um dos deuses mais antigos do cosmos nórdico.
Njord possuiu duas esposas citadas em documentos: Skadi(7) e Nerthus. Temos duas teorias referente à estes relacionamentos:
1º - Skadi ia se casar e resolveu escolher o seu marido pelo pé, logo, por Njord viver nos mares, possuía os pés mais limpos e bonitos dentre todos e Skadi logo se casou, porém o casamento não foi bem sucedido, pois Skadi vivia nos grandes alpes e Njord nos litorais. Skadi não conseguiria viver nas praias assim como Njord não conseguiria viver nas montanhas. Algumas pessoas, por este casamento, dizem que Frey e Freya são filhos de Skadi ; uma curiosidade sobre este relacionamento é que, com a constante mudança de ambiente dos deuses foi criado as estações do Ano ;

2º Nerthus é Mãe ou irmã de Njord, dependendo do ponto em que se lê nos Eddas(8). É dito claramente que Nerthus é mãe dos deuses da fertilidade e da beleza, Frey e Freya, mas este relacionamento “é impróprio” aos olhos contemporâneos por se tratar de um Incesto, talvez seja por isso que a teoria de Skadi ser a mãe se propagou com maior facilidade.
Não podemos esquecer que a Mitologia sofreu forte influência do cristianismo.

O Culto ao deus Njord era bastante específico, pois, por ser um deus dos mares, quem o cultuava eram os Pescadores, Navegantes e os Caçadores. Estes depositavam sempre, antes de sua jornada de trabalho, uma oferenda ao deus em Florestas Litorâneas e Falésias(9), onde foram criados altares “públicos” ao deus.

*

1 – O Parentesco de Njord com Frey, Freya e Nerthus é provado no Edda prosaica.
2 – É o deus da Fertilidade e da beleza, filho de Njord e irmão de Freya.
3 – É a deusa do amor, da beleza e da Fertilidade, filha de Njord e irmã de Frey.
4 – É uma deusa germânica que representa e personifica a terra.
5 – Após a deusa germânica ser incorporada aos Nórdicos, perdeu seu cargo de “Mãe Terra” para a deusa Jord. Passando então a ser a deusa das forças elementais.
6 – É o segundo maior panteão nórdico, representando a Fertilidade e a pacificidade.
7 – É a deusa do Inverno e da caça. Casada com Njord por um curto período de tempo.
8 – São os livros que contem todos os Mitos, Sagas e Contos da Mitologia Nórdica. Escrito por Snorri Sturluson.
9 – Grandes penhascos que dão de encontro ao mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...