Týr é uma banda de folk metal das Ilhas Faroe. Sua temática gira quase inteiramente em torno do conhecimento Viking, mitologia e história, tendo seu nome do deus nórdico da lei e da justiça. Eles assinaram um contrato mundial com a Napalm Records da Áustria no início de 2006, quando assinou com a gravadora Tutl das Ilhas Faroé. Em setembro de 2012, eles assinaram um contrato de três álbuns com a grande gravadora Metal Blade Records.
História
Antes de criar Týr, Heri Joensen e Gunnar H. Thomsen formaram sua primeira banda, Cruiser, quando tinham de dezessete anos. Streymoy também tocou com eles por um tempo curto.
Mais tarde, a banda mudou seu nome para Wolfgang. Embora banda nao tenha lançado nenhum álbum, Wolfgang, que ainda está ativa, registrou um valor não divulgado de canções que, de acordo com Joensen são "praticamente pronto para divulgar."
Týr foi formado em janeiro de 1998. Heri Joensen encontrou seu antigo colega de banda, Kari Streymoy, em uma festa em Copenhagen, na Dinamarca.
Joensen Streymoy sugeriu que eles deveriam se encontrar e combinar um projeto. Streymoy inicialmente recusou, mas depois considerou sua oferta.
Eles logo foram acompanhados por um outro ex-colega de banda, o baixista Gunnar H. Thomsen, ampliando a banda para um trio.
E, em 2001, o guitarrista Terji Skibenæs se juntou à banda .
Eles começaram a fazer as músicas, que foram fortemente inspiradas na mitologia nórdica, música tradicional das Ilhas Faroé, e heavy metal em geral.
De acordo com o frontman da banda, Heri Joensen:
"A missão musical Týr é derrubar as paredes que são erguidas entre todos os tipos de metal que surgiram ao longo dos anos. Power, doom, black, progressivo,
gótico, Viking, folk, ethnic e epic metal. Paredes e etiquetas de metal não fazem nada, mas enchem as pessoas com preconceito. "
Na Alemanha, o Týr tem sido acusado pelo crítico musical Peter Krause e outros para ter influências nazistas em suas músicas e imagens, o grupo rejeitou tal acusação
nos termos mais fortes possíveis. Heri Joensen afirmou que ele acha a ideologia de extrema direita "completamente ridículo" criada por "idiotas que ficaram em casa por muito tempo".